Dúvidas e cadastro no Sistema Creta para advogados

Cadastro Inicial no Creta e utilização do PJe 2.X

Em regra, o cadastro profissional para acesso ao Creta deve ser feito presencialmente, mediante preenchimento de um formulário específico. Para tanto, faz-se necessário que o advogado compareça à Justiça Federal (sede ou qualquer das Subseções) munido da carteira de inscrição na OAB, não sendo exigida a certificação digital para esse procedimento, porém, excepcionalmente, durante o trabalho extraordinário previsto nas Portarias nos 046 e 058/2020-DF, e nos termos do art.9o e parágrafo único da Portaria no 60/2020 DF/RN, o cadastro dos advogados no sistema CRETA poderá ser realizado através do e-mail (centraldeatendimento@jfrn.jus.br), sem a necessidade da presença do profissional na Central de Atendimento. Importante frisar que, nestes casos, a identificação do advogado dar-se-á pela conferência da assinatura no termo de compromisso e na carteira da OAB.

Para cadastramento à distância, ver Resolução nº 03 de 9 de março de 2016 do TRF 5ª Região. Caso persistam dúvidas, ligar para “Central de Atendimento” através do telefone (84)4005-7655 ou enviar um email para centraldeatendimento@jfrn.jus.br.

Existe ainda a opção de o advogado ajuizar ações nos juizados especiais federais através do sistema PJe 2.X. Para isso, há necessidade de certificação digital.

Link de acesso ao PJe 2.X

Desbloqueio de senha ou reativação de cadastro

Enviar solicitação ao e-mail centraldeatendimento@jfrn.jus.br ou ligar para o Setor de Atendimento e Distribuição dos Juizados (4005-7655). O advogado já cadastrado não precisa comparecer pessoalmente à Justiça Federal apenas para tal finalidade.

Dúvidas sobre a utilização do sistema
» Manual do Juizado Especial digital - CRETA
» https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Manual_do_Advogado
» Provimento nº 15/2014 CJF